quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Breve Histórico da Vida de Santa Teresinha Segunda Parte

   Preparou-se com afinco para sua primeira comunhão, para receber o "primeiro beijo na alma", como ela chamava. Na sua infância começou a ler a Imitação de Cristo, livro que a acompanhou e marcou toda sua vida. No Natal de 1886 deu-se o momento de total transformação em Teresinha. Ouviu uma frase de seu pai que a fez chorar, um choro de mudança e conversão. Ela mesma admitiu que deixaria de ser criança e começaria a ter uma postura adulta, sem contudo deixar de ser criança diante do Senhor. Começou a não mais viver para si, mas para os outros e a preocupar-se com a felicidade dos outros.




   Outros momentos importantes em sua vida são: a viagem à Itália, a entrada no Carmelo, a doença do pai, suas dificuldades na oração. Era uma ótima psicóloga e sabia administrar muito bem os conflitos e sofrimentos em sua vida. Propunha-se a não se queixar. Sabia tudo oferecer ao Amor Misericordioso, a quem se ofereceu pela salvação dos pecadores e a santificação dos sacerdotes. Os dois últimos anos de sua vida  foram muito intensos. A doença (tuberculose) a faz amadurecer, tornando-a apta para descobrir a alegria na dor como participação nos sofrimentos de Jesus e nos tantos irmãos que viviam à margem da vida e que por muitos preconceitos eram marginalizados.
   Madre Inês pode perceber a riqueza de sua irmã e escreveu as lembranças de sua irmã. Impressiona o fato da austera Madre Maria de Gonzaga ter permitido a Celina, ingressando no Carmelo, trazer consigo uma máquina fotográfica e poder usá-la a vontade. Segredos da Santa Providência. De nenhuma outra santa e santo temos um álbum fotográfico tão precioso e rico quanto o da nossa santinha.





   Seus últimos meses de vida, maio a setembro de 1897, foram marcados pelas últimas palavras que pronunciava, as respostas que dava às perguntas que lhe faziam. Tudo foi fielmente documentado por Madre Inês, que escrevia tudo, até a noite de 30 de stembro, às 19 horas e 20 minutos, quando morreu repetindo a profissão de fé que fez durante toda sua vida: "Meu Deus, eu vos amo...eu vos amo".

 Retirado do Livreto Orando com a Bíblia, Santa Teresa D' Ávila e Santa Teresinha. Autora: Jussara Lima Dias. Edições Shalom.1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário